Através das Coxias

Para além do olhar do público que assiste a obra, o espetáculo não é só o que a plateia vê. Atrás da cortina, pelas coxias e camarins está essa pesquisa. Trazer pro palpável os momentos que antecedem os grandes saltos e piruetas. Há muito o que se dizer sobre a preparação para o movimento. Há muito que sentir no que antecede uma grande entrada em cena. Esse projeto busca os afetos e as relações que se desdobram ao longo de uma apresentação. Seja a bailarina e a cena, seja a preparação para o personagem, seja o artista e seu corpo, os cuidados, toda a infraestrutura que se move para um espetáculo acontecer. Essa pesquisa busca iluminar a expressividade do que não está sob os holofotes, do que não é ensaiado e sim sentido, de como cada um é atravessado por esse ofício.

Todo espetáculo busca comunicar seja através do divertimento, do deslumbramento, da beleza, da provocação, da sedução. Nesse ensaio estamos dentro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde esse encanto ganha outras proporções. As obras ali representadas buscam a excelência dos mais famosos balés apresentados pelo mundo. Os artistas do corpo de baile do Theatro são sinônimo de muita disciplina, perseverança e amor pelo seu ofício. E é com toda essa bagagem do corpo, que esse ensaio busca curioso pelo que é dito (ou posso dizer, dançado) segundos, minutos antes de entrar no palco. Que dança dos sentimentos é essa que atravessa esses artistas?

Ensaio realizado em maio de 2022. Temporada de Lago dos Cisnes.