A cerimônia de pós-parto no México é uma tradição muito importante que tem como objetivo celebrar a chegada de um novo membro à família e apoiar a recuperação da mãe após o parto. Normalmente é realizada nos primeiros dias após o nascimento do bebê, em pleno puerpério, e pode incluir uma série de rituais e oferendas destinados a proteger a saúde e a prosperidade da mãe e do bebê.
Alguns dos rituais comuns da cerimônia incluem a realização de danças e cantos para trazer boa sorte e saúde, e a realização de orações e bendições, massagens, banhos especiais, e o tão intenso ritual de fechamento do corpo, todos eles com o objetivo de ajudar a mãe a se recuperar do parto, a restaurar a sua energia e fortalecer a mulher em sua transição para o novo mundo da maternidade.
Esta cerimônia é uma tradição cultural muito valorizada no México e é considerada uma oportunidade para a mãe cuidar de si mesma e recuperar sua saúde e bem-estar neste período do puerpério, quando a mulher se vê tão fragilizada e vulnerável diante de todos os olhos voltados para aquele bebê. Indicada para mães após o parto ou em qualquer outro momento da maternidade, podendo ser realizada anos depois da chegada do primeiro bebê. Também tem sido procurada por mulheres que passaram por perdas gestacionais ou neonatais, como forma de auxílio e acolhimento do luto materno.